terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Trairão - Com habilidade e sem maldade



Bom, vou falar de um peixe que já tenho várias experiências, o trairão (Hoplias malabaricus), peixe não muito comum em pesqueiros por não se acostumar com ração já que na natureza é carnívoro, e atingir grandes portes, normalmente atinge por volta de 20 kg e 1 metro de comprimento, mas eu vi uma imagem no "google" que mostra um trairão de 53,3 kg!
O peixe é natural das Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins e bacia do Prata. O peixe vive próximo a margem, nas galhadas e é facilmente capturado, com iscas naturais, como filés de peixes, ou pedaços de bois, que por experiência minha é o coração em pequenos ou grandes cubos, dependendo dos exemplares do local. Ele também pode ser capturado na isca artificial, o que poderá resultar em grandes pulos e ele acabará embuchundo a isca. Para que vizualize melhor o ataque dele e o deixe mais tenso use as artificiais de superfície.
Na Amazônia, o peixe fica parado, parecendo um pedaço de pau, e quando algum peixinho passa, ele ataca com voracidade, comendo-a. Para pescá-lo, de acordo com minhas inúmeras pescarias de trairão, o equipamento deve ser médio-pesado, quando a espécie estiver grande, já quando ainda pequena, pode até ser pescada com vara telescópica de pequeno porte, porém com muito cuidado. Alguns acham que a famosa técnica de bater na água para "acordar" e chamar o trairão, serve para esse tipo de peixe, e até funciona, mas é melhor para a traíra, que muitos pensam ser o trairão pequeno, mas não é, é apenas sua prima próxima
O trairão tem dentes fortes e afiados, que cortam a linha facilmente, e o que facilitará a pescaria é o encastoador, que pode ser um cabo de aço ou um arame, e os anzóis melhores serão os números 6/0 e 8/0, pois como sua boca e seus dentes, seu apetite voraz é o que o distingui de outros peixes. O macho é dificilmente diferenciado da fêmea, mesmo na época de reprodução o ovário não se expande, e nem a cor do macho muda, para chamar a atenção do sexo oposto. O animal tem um corpo cilíndrico, "escamoso" e coloração quase negra e ventre esbranquiçado.
Obrigado pela leitura e Boa Pesca.
Próximas dicas de pesca: 1- tucunaré, 2- Cat-fish, 3- pintado

Nenhum comentário: